Trabalhos

Normas para Envio e Apresentação de Trabalhos

OS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NO 22º ENCONTRO DE ENFERMAGEM DO NORDESTE, 9º CONGRESSO DE ENFERMAGEM DO PIAUÍ, 1ª JORNADAS DE ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA E 1º ENCONTRO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA SERÃO NA MODALIDADE PÔSTER, EXCETO AQUELES QUE CONCORRERÃO A PRÊMIO, OS QUAIS SERÃO APRESENTADOS NA FORMA DE COMUNICAÇÃO ORAL

MODALIDADE PÔSTER

Serão aceitos resumos de pesquisas científicas concluídas e em andamento nas modalidades de: pesquisas, relatos de experiência, estudos de caso, revisões da literatura (sistemáticas, integrativas e narrativas), reflexões, assim como projetos de pesquisa em andamento que evidenciem questões concernentes ao campo de conhecimento da Enfermagem, contendo:

Título sucinto, apresentado em letras maiúsculas, negrito, fonte Times New Roman 12, centralizado, com no máximo de 15 palavras.

Autores com o nome completo, máximo de 6 (seis), descritos logo abaixo do título, separados por vírgulas. Indicar, em nota de rodapé, o título universitário máximo e a instituição a que pertence todos os autores, inclusive, cidade, estado. Em caso do estudo ser resultante de dissertação ou tese, indicar o programa ao qual pertence. O nome do relator do trabalho deverá estar sublinhado e no rodapé indicado telefone e e-mail.

O autor/relator poderá inscrever-se para apresentar no máximo dois trabalhos.

O resumo deve ser redigido na ortografia oficial e digitado, utilizando programa processador de texto Word for Windows (versão 2003 ou superior), tamanho A4, com espaço 1,5; fonte Times New Roman 12 e com as quatro margens de 2cm, justificado, sem parágrafos, com no máximo 150 palavras, seguindo a seqüência: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODOS, RESULTADOS, CONCLUSÕES, com mínimo de 3 e máximo de 5 Descritores em Ciências da Saúde – DECS, disponível no endereço http://decs.bvs.br/

O relator do trabalho deverá estar inscrito no 22º Encontro de Enfermagem do Nordeste, 9º Congresso de Enfermagem do Piauí, 1º Jornadas de Enfermagem em Oncologia e Urgência e Emergência e 1º Encontro de Enfermagem na Atenção Básica e quites com a anuidade da ABEn de 2013.

Todos os autores do trabalho deverão estar quites com a anuidade da ABEn de 2013.

Só serão aceitos resumos que contemplem as normas acima estabelecidas. OS RESUMOS QUE NÃO SE ENQUADRAREM NA FORMATAÇÃO OBRIGATÓRIA, NÃO SERÃO AVALIADOS.

Os resumos deverão ser enviados por meio do link TRABALHOS, no site www.abenpi.com.br/congresso até a data máxima de 18/08/2013.

Todos os resumos enviados serão analisados pela Comissão Científica. Os aprovados serão publicados nos Anais do Evento, obedecendo ao cronograma a seguir:

  • A comunicação de aceite do trabalho será apresentada no site até dia 25/08/2013.
  • Divulgação do horário para apresentação dos trabalhos até 25/08/2013.
  • Importante: Após o envio do resumo não será possível qualquer alteração do título do trabalho, pois o mesmo será a base para a emissão dos certificados de participação.
  • O relator receberá o certificado de apresentação do trabalho, logo após a sessão de apresentação, em que constará, o título e os nomes dos autores, (desta forma só forneceremos um certificado por trabalho).
  • Reserva-se à Comissão Científica o direito de recusar qualquer trabalho que não atenda às normas descritas.
  • Os pôsteres deverão ser fixados até 15 minutos antes do horário de apresentação, constante do comunicado por e-mail, e deve permanecer até o final da avaliação pela Comissão para visitação e possíveis arguições. Os autores são responsáveis também pelos materiais necessários a fixação do pôster, assim como por sua retirada.
  • Formatação do Pôster: Tamanho do Painel para confecção do pôster: 120 cm de altura por 90 cm de largura. Estrutura: Título, Autoria com instituição, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Referencias.
  • À Comissão Organizadora reserva-se o direito de alterar a programação quando necessário.
  • Os autores serão responsáveis por qualquer questão legal ou ética que possa ser levantada sobre o conteúdo ou forma de execução do trabalho apresentado.

MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO ORAL
Apenas para Trabalhos inscritos para Premiação

O Prêmio está aberto para enfermeiros, técnicos, auxiliares, professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e ensino médio, devidamente inscritos no evento e quites com a anuidade da ABEn de 2013.

Poderão concorrer aos Prêmios apenas trabalhos completos, nas modalidades: pesquisas, relatos de experiência, estudos de caso, revisões da literatura (sistemáticas e integrativas) e reflexões, todos concluídas.

Para participar do Prêmio, os autores deverão indicar, já na submissão do manuscrito, qual o Prêmio que desejam concorrer, conforme o quadro abaixo. Caso não ocorra esta manifestação pelos autores, o manuscrito em questão não será considerado para participar da premiação.

PRÊMIO ESPECIFICAÇÃO
Irmã Abrahide Alvarenga Trabalhos científicos envolvendo temas relacionados à educação em Enfermagem nos aspectos do ensino profissionalizante, graduação e pós-graduação, como também a educação permanente, educação em saúde e história da enfermagem.
Maria Otavia de Andrade Poti Trabalhos científicos envolvendo temas relacionados ao cuidar de enfermagem na saúde do adulto e do idoso como também na área hospitalar.
Inez Sampaio Nery Trabalhos científicos envolvendo temas relacionados à saúde da mulher em seu ciclo vital.
Maria do Amparo Barbosa Trabalhos científicos envolvendo saúde da criança e do adolescente.
Maria Vieira de Moraes Trabalhos científicos relacionados ao Sistema Único de Saúde, as políticas de saúde, à atenção básica e a saúde do trabalhador.

Cada autor poderá submeter apenas um trabalho por Prêmio, com um máximo de dois trabalhos concorrendo à premiação no evento como um todo.

Os autores se comprometem a aceitar os critérios de julgamento da comissão julgadora. Em nenhuma situação será aceito interposição de recursos que contestem os resultados.

Cada premiação será distribuída em primeiro, segundo e terceiro lugares.

O premio consistirá de um diploma a ser entregue ao relator do trabalho na sessão de premiação do evento.

Os trabalhos serão julgados por Consultores ad hoc, convidados pela presidente da Comissão Organizadora de Trabalhos para premiação do 22º Encontro de Enfermagem do Nordeste, 9º Congresso de Enfermagem do Piauí, 1º Jornadas de Enfermagem em Oncologia e Urgência e Emergência e 1º Encontro de Enfermagem na Atenção Básica.

O arquivo com o manuscrito na íntegra deve ser enviado por meio do link TRABALHOS no site www.abenpi.com.br/congresso , até a data máxima de 18/08/2013.

Poderão concorrer a premiação os seguintes tipos de manuscritos:

  • Artigos originais, perfazendo um total de, no máximo, 15 páginas (incluindo as ilustrações, gráficos, tabelas, fotografias, etc). As tabelas e figuras devem ser limitadas a 5 no conjunto. O formato do artigo deve conter: titulo, identificação dos autores, resumos, introdução, métodos, resultados, conclusões e referenciais. A Introdução deve ser breve, destacando sua importância e as lacunas do conhecimento. Métodos empregados deve observar tipo de estudo, a população estudada, local, critérios de seleção, instrumento de coleta de dados e critérios éticos adotados, inclusive fazer referencia ao parecer de aprovação pelo comitê de ética, bem como o processo de obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, se o estudo envolver seres humanos. Os Resultados devem conter comparação com a literatura. As Conclusões devem atender aos resultados encontrados. Referencias, recomenda-se limitar-se a 20 e apresentadas no final do trabalho numeradas de forma consecutiva e os autores mencionados de acordo com a seqüência em que foram citados no texto.
  • Revisões Sistemáticas e Integrativas: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto. Os procedimentos metodológicos adotados, a delimitação do tema e as conclusões devem estar incluídas. Sua extensão limita-se a 15 páginas. Por tratar-se de revisão as referencias podem exceder as 20 recomendadas para as demais modalidades de manuscritos e apresentadas no final do trabalho, numeradas de forma consecutiva e os autores mencionados de acordo com a seqüência em que foram citados no texto.
  • Artigos de Reflexão: artigos resultantes de estudos teóricos sobre a prática da enfermagem ou de tema relevante que contribua criticamente para o aprofundamento do conhecimento na área. Sua extensão limita-se a 10 páginas.
  • Estudo de casos: estudos avaliativos, contendo dados inéditos e relevantes para a enfermagem. A apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais, limitando-se a 10 páginas.
  • Relato de Experiência: inclui descrições de experiências acadêmicas ou assistenciais ou de extensão, limitando-se a 10 páginas.

A formatação do trabalho para concorrer à premiação deve obedecer às normas e formato da Revista Brasileira de Enfermagem, embora não exista acordo de publicação dos trabalhos premiados. Site com as normas da REBEn: http://www.scielo.br/revistas/reben/pinstruc.htm

Prazo para envio de trabalhos encerrado