1. Normas para inscrição de Trabalhos
Os trabalhos deverão ser encaminhados, sob a forma de resumo simples (150 a 300 palavras) qualquer que seja a modalidade escolhida, a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados, conclusões, contribuições/implicações para a Enfermagem e referências (no máximo cinco 5, no estilo Vancouver). O número máximo de autores por trabalho é de 6 autores, incluindo o relator.
O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa; fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda (3,0 cm), margens inferior e direita (2,0 cm). Não incluir figuras, tabelas ou quadros.
O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas e centralizadas. Na linha seguinte, deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando-se o nome do relator. Ao final do texto, deverão ser incluídos, até três descritores (DECs Bireme – http://decs.bvs.br/).
No rodapé deverá constar a categoria profissional, titulação, cargo ou função dos autores, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator para contato.
É obrigatório que o relator do trabalho esteja inscrito no evento para que o trabalho submetido seja aceito para apresentação.
Cada relator poderá submeter até dois trabalhos. O relator poderá optar pelo modo de apresentação do trabalho como pôster, comunicação coordenada - prêmio, entretanto, a Comissão de Temas poderá, segundo critérios de avaliação do mérito científico por pares, redirecionar o modo de apresentação do trabalho.
2. Critérios para a avaliação dos resumos
Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação seguirá as regras a seguir:
a) O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do 10º Congresso de Enfermagem do Piauí e 3º Fórum das Escolas de Enfermagem do Piauí.
b) O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica.
c) Encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.
d) O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.
3. Modalidade de Trabalhos Científicos
As modalidades de apresentação de trabalhos científicos no 10º Congresso de Enfermagem do Piauí e 3º Fórum das Escolas de Enfermagem do Piauí serão: comunicação coordenada tema livre para prêmio e apresentação formato Pôster.
Os tipos de trabalho podem ser: relato de experiências nos serviços de saúde ou comunidades, pesquisas concluídas, estudos de caso, revisões da literatura (sistemáticas, integrativas e narrativas), reflexões, assim como projetos de pesquisa em andamento. Os trabalhos com resultados de pesquisas envolvendo seres humanos, deverão indicar no texto número do parecer de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), bem como anexar no sistema de submissão online a cópia do documento de aprovação pelo CEP, credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa; bem como o processo de obtenção do consentimento livre e esclarecido dos participantes (Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde).

a) Comunicação Coordenada Tema Livre para Prêmio:

Esta modalidade se destina a apresentação de trabalhos científicos, que concorrerão aos prêmios oferecidos no 10º Congresso de Enfermagem do Piauí e 3º Fórum das Escolas de Enfermagem do Piauí. Além dos resumos simples, os trabalhos deverão ser enviados na íntegra (trabalho completo) sem identificação dos autores, digitados no word, conforme normas da Journal of Nursing UFPE on line [JNUOL]/Revista de Enfermagem UFPE on line [REUOL] – Qualis Capes B 2, disponíveis no link [clique aqui].
Para garantir a publicação no periódico, os autores premiados após o término do congresso deverão atender as solicitações da Comissão Científica no prazo de 10 dias.
Os trabalhos serão apresentados na forma oral com dispositivo de multimídia (data show), tempo de apresentação de 15 minutos. Haverá um coordenador que conduzirá a discussão sobre o tema com os interessados. Para concorrer a prêmio, o trabalho deve estar inscrito no 10º Congresso de Enfermagem do Piauí e 3º Fórum das Escolas de Enfermagem do Piauí, ter caráter inédito atestado por seus autores, concorrer única e especificamente a um Prêmio, ser apresentado por um dos seus autores, em Sessão de Comunicação Oral. Como cada prêmio tem um foco específico, é preciso seguir os temas e normas de cada um (veja abaixo).
Prêmio Especificação
Irmã Abrahide Alvarenga Trabalhos científicos envolvendo temas relacionados à educação em Enfermagem nos aspectos do ensino profissionalizante, graduação e pós-graduação, como também a educação permanente, educação em saúde e história da enfermagem.
Maria Otavia de Andrade Poti Trabalhos científicos envolvendo temas relacionados ao cuidar de enfermagem na saúde do adulto e do idoso como também na área hospitalar.
Inez Sampaio Nery Trabalhos científicos envolvendo temas relacionados à saúde da mulher em seu ciclo vital.
Maria do Amparo Barbosa Trabalhos científicos envolvendo saúde da criança e do adolescente.
Maria Vieira de Moraes Trabalhos científicos relacionados ao Sistema Único de Saúde, as políticas de saúde, à atenção básica e a saúde do trabalhador.
Os relatores serão informados do dia, horário e local da apresentação do seu trabalho aos Congressistas, via email/site do evento.

b) Apresentação Formato Pôster

A apresentação será visual, com presença obrigatória do relator do trabalho para avaliação e possíveis arguições pela Comissão de Avaliadores. A apresentação será disponibilizada em local onde será fixado o pôster, os quais permanecerão expostos no local indicado para tal de acordo com tempo destinado à sessão. A confecção do pôster é de responsabilidade dos autores e deverá ter dimensões de 120 cm de altura por 90 cm de largura, afixado pelos autores. Ver normas para elaboração de trabalhos.
Os relatores serão informados do dia, horário e local que seu pôster será apresentado aos Congressistas, via email/site do evento.
  Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora e/ou Diretoria da ABEn Seção PI.